Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O dono de uma pizzaria em Camaragibe, no Grande Recife, denunciou um golpe de uma cliente que enviava comprovantes falsos de PIX para os pedidos que fazia. Depois de ser cobrada pela dívida, segundo o empresário, a mulher encaminhou uma nota dizendo que havia morrido.

Alex Renato Silva, proprietário da Delicious Delivery, publicou a denúncia em seu Instagram. De acordo com ele, Francielly dos Santos, de 20 anos, fez pelo menos cinco pedidos na pizzaria ao longo dos últimos meses. Ao todo, a dívida totaliza R$ 814.

Renato ainda disse que o golpe só foi percebido no início de 2024, mas que a mulher fazia pedidos na pizzaria há um ano e oito meses. O empresário começou a desconfiar por conta da frequência dos pedidos, que, às vezes, aconteciam três vezes por semana.

Leia também: The Bear: terceira temporada ganha novo teaser; assista

Prédio é evacuado após deslizamento de terra em Chapecó

"O pessoal (funcionários) via o comprovante e achava que estava tudo certo. Aí, teve um dia (em) que ela pediu para a casa de uma amiga dela, só que, na hora, eu estava mexendo no computador e não chegou nenhuma notificação de PIX", disse o dono da pizzaria.

Depois de sofrer uma nova tentativa de golpe, o empresário foi até o banco com o comprovante impresso. Lá, os funcionários disseram que o print era falso e mostraram coisas que não deveriam ter em um comprovante verdadeiro. Ao cobrar o pagamento, Renato disse que foi "enrolado" pela cliente.

"Por favor, respeite o luto da família. [...] Até hoje pela manhã, nossa menina estava aqui feliz, sorridente, mas, infelizmente, chegou sua hora", dizia a mensagem.

Três dias depois, o homem encontrou a antiga cliente em um bar. Após expor o caso nas redes sociais, Renato foi procurado por donos de outros estabelecimentos que também foram vítimas do golpe: a jovem comprava comida, dizia que iria pagar por PIX e enviava comprovantes falsos.

No dia 13 de maio, Renato prestou queixa contra Francielly pelo crime de estelionato na Delegacia de Camaragibe.