Notícias

Quase metade dos MEIs ainda não entregaram declaração à Receita Federal

Segundo a instituição, 7,91 milhões de profissionais entregaram o documento


29/05/2024 18h51

Quase metade dos microempreendedores individuais (MEIs) ainda não entregaram a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei). Os profissionais precisam enviar o documento até sexta-feira (29), mesmo dia do fim da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Segundo a Receita Federal, até as 11h desta quarta-feira, somente 7,91 milhões pessoas haviam enviado o documento. Isso equivale a 50,33% dos 15.719.345 MEI ativos em 2023. Apenas 50,33% remeteram os dados.

Leia mais: Secretaria da Saúde de SP alerta para riscos do tabagismo e oferece tratamento gratuito para dependentes

Enquanto a DASN-Simei é obrigatória, nem todo MEI precisa declarar o IR. Isso porque o Imposto de Renda atende a regras específicas da Receita.

Devem entregar o documento quem atuou como MEI em qualquer período de 2023. Quem se tornou microempreendedor individual em 2024 só deve preencher a declaração em 2025.

Na declaração, o MEI deverá informar a receita bruta total obtida com a atividade em 2023. O microempreendedor que estava ativo, mas não faturou no ano passado deve preencher o valor R$ 0,00 e concluir a declaração. Quem contratou empregado em 2023 deve marcar “sim” no campo que aparece no formulário.

O documento é preenchido pelo site do Simples Nacional ou pelo aplicativo APP-MEI, que está disponível nas lojas oficiais da PlayStore (para Android) e AppStore (para iOS).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças