Notícias

A um dia do fim do prazo, 5,8 milhões de pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda

Secretaria da Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações; até o momento, apenas 37,2 milhões de contribuintes concluíram o procedimento


30/05/2024 10h31

A apenas um dia do fim do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024, aproximadamente 5,8 milhões de contribuintes ainda não informaram seus rendimentos.

Enquanto a Secretaria da Receita Federal alegou esperar receber 43 milhões de declarações referentes ao ano-base de 2023, o site da Receita Federal indica, até o momento, pelo menos, que 37,2 milhões de contribuintes concluíram o procedimento.

O envio da declaração serve para informar os rendimentos do contribuinte, sejam eles tributáveis ou não. Quem precisa declarar os rendimentos e não o fizer até a data limite fica sujeito a pagamento de multa, partindo da penalidade mínima de R$ 165,74.

Leia mais: Número de mortos pela atuação das FDI em Gaza sobe para 36.224

Julgamento de Trump no caso da atriz pornô: jurados avaliam depoimentos nesta quinta (30)

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) daquele que descumprir o prazo do envio pode ficar em situação irregular, impedindo a liberação de empréstimos, a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóveis, a emissão de passaportes e a participação em concursos públicos.

De acordo com especialistas, mesmo que haja dúvidas sobre os dados da declaração, a melhor opção é enviar o documento na data correta. Há a opção de corrigir informações necessárias depois da entrega sem o pagamento de multa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças