Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A Empresa de Trens Urbanos (Trensurb) retornou na manhã desta quinta-feira (30) a operação do metrô na Região Metropolitana de Porto Alegre. O serviço ficou paralisado por 27 dias em razão das enchentes causadas pelos temporais no Rio Grande do Sul.

Leia mais: Nível do Guaíba volta a subir e se encontra em 3,79 metros atualmente

A volta do serviço ainda é de forma emergencial. Os trens estão circulando somente entre Canoas e Novo Hamburgo, por meio das estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, das 8h às 18h, diariamente, com intervalo de até 35 minutos entre um trem e outro. As outras estações sofreram algum dano e não podem ser acessadas pela população.

O serviço emergencial abrange 13 estações em cinco municípios: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo em um trajeto de 26 quilômetros, com capacidade para atender cerca de 30 mil passageiros por dia. Em condições normais, a capacidade é para 110 mil pessoas.

Como o serviço de bilhetagem foi danificado pelas chuvas, não será cobrada tarifa dos passageiros. O funcionamento do sistema deve voltar em um prazo de 30 dias.

Leia também: Número 2 do Ministério da Educação, Izolda Cela anuncia saída da pasta

A Trensurb ainda não divulgou uma previsão para que o metrô volte a funcionar nas estações que ficam na capital Porto Alegre.

Por meio de medida provisória, o governo federal destinou R$ 164,3 milhões para a recuperação do metrô de Porto Alegre.