Notícias

Moraes decide que o STF vai analisar parte da investigação sobre ataque a bombas perto do aeroporto do DF

Ministro atendeu a uma recomendação da PGR


30/05/2024 21h02

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (29) que parte da investigação sobre a tentativa de promover um atentado a bombas no aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022, deve tramitar na Corte.

De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), a ação envolveu a participação de George Washington de Oliveira, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo de Souza. O ataque só não aconteceu porque o motorista do caminhão em que a bomba foi instalada acionou a Polícia Militar após ter encontrado o explosivo.

Leia mais: Lula envia carta à Marcha para Jesus e diz que igrejas exercem 'papel vital'

Os três foram condenados à prisão pelos crimes de incêndio e expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio. George Washington responde também por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o ministro, há ligações entre o caso, no que diz respeito a supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito, e outros inquéritos que tramitam na Corte.

As outras ações que estão no STF apuram ações antidemocráticas como, por exemplo, as manifestações em 7 de setembro de 2021 e os atos violentos em Brasília no dia da diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 12 de dezembro de 2022.

"Vislumbra-se, neste caso, que as provas das infrações supostamente cometidas pelos investigados, ou ainda, suas circunstâncias elementares, influem diretamente nas investigações ainda conduzidas neste Supremo Tribunal Federal", escreveu Moraes.

Agora, o procedimento ficará sob a supervisão do Supremo, que terá a competência para processar e julgar o caso. Alexandre de Moraes ainda deu prazo de 30 dias para as diligências da Polícia Federal.

Uma parte do processo sobre o explosivo instalado próximo ao Aeroporto de Brasília já foi analisada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Leia também: Donald Trump é condenado em julgamento sobre fraude e suborno a atriz pornô

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças