Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes
Estado registrou 148 casos da doença
01/06/2024 17h36
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, na noite dessa sexta-feira (31), a oitava morte por leptospirose após o início das enchentes que afetam o estado.
A vítima é um homem de 31 anos, morador do município de São Leopoldo (RS), que ficou exposto à água contaminada.
Leia mais: Chuvas no RS: número de mortes sobe para 171
Os outros óbitos foram notificados em Porto Alegre (dois), Travesseiro, Canoas, Venâncio Aires, Cachoeirinha e Viamão.
De acordo com o boletim epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, outras 12 mortes estão em investigação. Após as enchentes, foram notificados 2.548 casos da doença, sendo que 148 deles (5,8%) foram confirmados.
A leptospirose é uma das principais doenças que acontecem em casos de inundações, transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados.
Nos locais que tenham sido invadidos por água da chuva, recomenda-se fazer a desinfecção do ambiente com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), na proporção de um copo de água sanitária para um balde de 20 litros de água. Outras medidas de prevenção são:
manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados;
manter a cozinha limpa sem restos de alimentos e retirar as sobras de alimentos ou ração de animais domésticos antes do anoitecer;
manter o terreno limpo, evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais.
Leia também: RS: Nível do Guaíba fica abaixo da cota de inundação pela 1ª vez em um mês
REDES SOCIAIS