Notícias

Caso Marielle Franco: Rivaldo Barbosa fala à Polícia Federal nesta segunda-feira (3)

Depoimento ocorre por determinação do ministro Alexandre de Moraes


03/06/2024 09h37

Preso como mentor intelectual do assassinato de Marielle Franco, Rivaldo Barbosa presta depoimento à Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (3).

O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro fala diretamente da Penitenciária Federal de Brasília, onde está preso. O fato ocorre por determinação de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após ele escrever um bilhete na cadeia, no qual implora para que o ouçam.

A PF o considera como uma peça-chave para desvendar a atuação do que uma fonte da corporação chama de "máfias que atuam na execução e acobertamento de crimes no Rio de Janeiro".

Rivaldo foi preso em 24 de março junto dos mandantes do assassinato: o deputado federal Chiquinho Brazão e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão.

Leia também: Lula recebe Zoran Milanović, presidente da Croácia, nesta segunda-feira (3)

Um dia antes do crime, que ocorreu em 2018, ele se tornou chefe de polícia e um dia após, nomeou o delegado Giniton Lajes para comandar a Delegacia de Homicídios.

No relatório da investigação, a PF aponta que a escolha de um homem de confiança serviu para que os trabalhos de sabotagem se iniciassem no momento mais sensível da apuração do assassinato da ex-vereadora e do motorista Anderson Gomes.

Os investigadores dizem ainda que os dois só prenderam os executores por pressão imposta pela sociedade e pela mídia — e para preservar os autores intelectuais.

O que dizem as defesas?

O advogado de Barbosa alega que ele nunca teve contato com os supostos mandantes e que não há registro de recebimento de valores provenientes de atos ilícitos. Além de dizer que o relatório da investigação se baseia só nas palavras de um assassino, sem provas concretas. Já a defesa de Lajes chama a acusação contra ele de "infâmia grosseira".

Leia também: Chuvas no RS: número de mortes sobe para 172

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças