Trem da capital para Campinas: governo paulista deve assinar concessão nesta segunda (3)
Contrato também abordará a implantação do TIM, que atenderá passageiros em Jundiaí (SP), Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP)
03/06/2024 10h57
O Governo do Estado de São Paulo deve assinar nesta segunda-feira (3) o contrato de concessão com o consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, que venceu o leilão para construir e operar o Trem Intercidades (TIC - Eixo Norte), que funcionará entre a capital paulista e a cidade de Campinas (SP).
Além do investimento de R$ 14,2 bilhões ao longo 30 anos, o contrato entre o consórcio e o governo prevê a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), que também atenderá passageiros em Jundiaí (SP), Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP).
Leia mais: Claudia Sheinbaum se torna a primeira mulher a ser eleita presidente do México
Cármen Lúcia toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda (3)
Também está inclusa no contrato de concessão em questão a administração da linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga o município de Jundiaí à região da Barra Funda, localizada na zona oeste da capital.
Mesmo com a concretização do plano hoje, o transporte dos trabalhadores paulista não mudará imediatamente. Apenas em dezembro deste ano será iniciada a fase de pré-obra (desapropriações, licenças e projetos). As obras efetivas para o funcionamento do TIC e do TIM só devem começar daqui cerca de um ano.
REDES SOCIAIS