Notícias

Conselho de Ética arquiva processo contra Janones por suposta ‘rachadinha'

Ação foi arquivada por 12 votos a cinco


05/06/2024 18h36

O Conselho de Ética da Câmara arquivou nesta quarta-feira (5) um processo contra o deputado André Janones (Avante-MG) por suposta prática de "rachadinha" em seu gabinete na Câmara dos Deputados.

O caso foi arquivado por 12 votos contra cinco. Após aprovado o arquivamento, os deputados Janones e Nikolas Ferreira começaram uma briga, que precisou ser separada por assessores.

Janones era alvo de uma denúncia, apresentada pelo PL, que pedia a sua cassação por uma possível quebra de decoro parlamentar.

No parecer, o relator do processo, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), afirmou que o caso ocorreu antes do exercício do atual mandato de Janones, iniciado em 2023.

“Não há justa causa, pois não há decoro parlamentar, se não havia mandato à época — o que foge do escopo, portanto, do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar — o mesmo caso visto agora”, destacou Boulos.

Entenda o caso

Assessores e ex-assessores de Janones afirmam que tiveram que repassar ao deputado parte dos salários que recebiam, a partir de 2019, quando Janones assumiu o primeiro mandato.

O processo foi aberto após o site Metrópoles divulgar um áudio atribuído a Janones que indicaria apropriação indevida de parte da remuneração de funcionários de seu gabinete.

A “rachadinha” é uma prática ilegal na qual o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impõe a condição de que eles "devolvam" parte dos salários. Janones já é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta prática.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças