Notícias

Estado de São Paulo promove “Dia D” de vacinação contra a paralisia infantil neste sábado (8)

Imunizantes podem ser encontrados pelos pais e responsáveis nas UBSs


07/06/2024 12h09

O Governo do Estado de São Paulo promove neste sábado (8) o “Dia D” de vacinação para todas as crianças de 1 a 4 anos que devem ser vacinadas contra a poliomielite.

No caso dos menores de 1 ano, a situação vacinal será avaliada, dando início ou complementando a caderneta.

Serão utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado estarão abertas das 8h às 17h para imunizar as crianças contra a paralisia infantil. Nas UBSs que são integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e que já abrem aos sábados para vacinação na capital paulista, o funcionamento será das 7h às 19h.

Doença infectocontagiosa aguda, a poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Leia também: Após ficar um mês fechada, Estação Rodoviária de Porto Alegre (RS) retoma operações

Até 3 de junho, 36.786 crianças entre 1 a 4 anos foram vacinadas no estado, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS).

“É de extrema importância que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar, pois, ainda que a doença tenha sido eliminada no Brasil, outros países apresentam casos de pólio, o que traz o risco de reintrodução da doença. Portanto, os níveis de baixa adesão são preocupantes”, afirma Ligia Nerger, enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos, que são similares a outras doenças virais, como:

Febre;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Dor de garganta e no corpo;

Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos);

Constipação (prisão de ventre);

Espasmos;

Rigidez na nuca;

Meningite;

Dúvidas sobre a vacinação podem ser solucionadas por meio do portal Vacina 100 Dúvidas, que traz as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet, como efeitos colaterais e perigos ao não se imunizar.

Leia também: Com foco em arrecadação de cobertores, Campanha do Agasalho 2024 começa nesta sexta (7)



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças