Percentual de famílias endividadas no Brasil vai a 78,8%, aponta CNC
O patamar atual é o maior observado desde novembro de 2022
10/06/2024 13h58
Números obtidos por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que o percentual de famílias endividadas no país subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 78,8% no mês de maio.
O patamar atual é o maior observado no Brasil desde novembro de 2022.
Para a CNC, são considerados endividados aqueles que possuem qualquer dívida, mesmo que ela não esteja em atraso. Até mesmo compras no cartão de crédito e financiamentos estão inclusos.
Leia mais: Pela primeira vez, mulher ocupa posição de cacique do povo Kayapó
STF retoma julgamento sobre a mudança da remuneração do FGTS nesta semana
Ainda de acordo com a confederação, os dados disponibilizados na manhã desta segunda-feira (10) decorrem de uma maior demanda por crédito diante da diminuição da taxa básica de juros da economia brasileira. No dia 8 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) baixou a Selic de 10,75% para 10,50% ao ano.
Segundo o levantamento, o percentual de famílias que se consideram muito endividadas chegou a 17,8% no mês passado. Com relação ao mês imediatamente anterior, no qual essa porcentagem se encontrava em 17,2%, houve um aumento.
REDES SOCIAIS