Seca histórica no México provoca morte de milhares de peixes
Cerca de 90% do país sofre com as altas temperaturas, as maiores registradas desde 2011
10/06/2024 16h17
Devido a uma forte seca, milhares de peixes mortos cobriram uma lagoa localizada no estado de Chihuahua, no norte do México. As autoridades locais afirmaram que os níveis de água da lagoa estão muito baixos após temperaturas acima dos 40°C.
Leia mais: Avião com vice-presidente do Malawi e mais nove pessoas desaparece dos radares
A chefe do Departamento de Ecologia da da cidade de Cuauhtémoc, Irma de la Pena informou à CNN americana, que além de sofrerem com a falta de água, os peixes da Lagoa Bustillos estavam em contato com uma água de má qualidade.
“Quando a quantidade de água diminui, os poluentes ficam mais concentrados e, portanto, afetam também as espécies que vivem aqui”, disse Irma.
Segundo dados do governo, praticamente 90% do México enfrenta algum nível de seca, a taxa mais elevada desde de 2011, e o estado de Chihuahua foi o estado mais atingido pela pelas altas temperaturas, ocupando a maior parte de seu território.
Leia mais: Missão não tripulada da Agência Espacial Europeia descobre vulcões gelados em Marte
Além da morte em massa de peixes, os gados da região, como vacas e burros, também morreram à medida que as barragens ficaram vazias, fazendo com que muitos agricultores deixassem a região devido à falta de condições adequadas para a plantação ou criação de animais.
“Está muito abandonado porque como não chove… eles não se atrevem mais a continuar morando aqui”, disse Jesus Maria Palacios, criador de gado em Cuauhtemoc.
Leia mais: Cidade de São Paulo pode registrar recorde de calor para o mês de junho nesta segunda (10)
REDES SOCIAIS