Notícias

Setor de serviços do Brasil cresce 0,5% em abril com impulso em transportes

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor mostrou expansão de 5,6%


12/06/2024 13h55

Em abril, o volume de serviços no Brasil registrou um crescimento, superando as expectativas, impulsionado por condições favoráveis para o consumo no país, com o setor de transporte se destacando pelo seu desempenho.

O setor teve alta de 0,5% na passagem de março para abril, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 1,2% no período. Com isso, o setor de serviços se situa 12,9% acima do nível pré-pandemia (de fevereiro de 2020) e 0,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro de 2022.

Leia também: Incêndio em dormitório de trabalhadores no Kuwait deixa mais de 40 mortes

Os dados divulgados nesta quarta-feira mostraram ainda expansão de 5,6% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior, contra expectativa de 4,0%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A atividade econômica brasileira tem sido impulsionada por um mercado de trabalho forte, aumento da renda e inflação sob controle, fatores que estão estimulando o consumo de serviços tanto por parte das famílias quanto das empresas.

No entanto, ao mesmo tempo, o Banco Central está demonstrando preocupação com a inflação de serviços, em meio ao ciclo de relaxamento monetário que reduziu a taxa básica de juros Selic para o atual nível de 10,5%.

Três das cinco atividades do setor de serviços investigadas apresentaram alta de março para abril deste ano, com destaque para os segmentos de transportes (1,7%).

“A maior influência (no resultado geral) foi de transportes aéreos, efeito da queda dos preços das passagens aéreas em abril”, explicou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, sobre a alta de 18,2% desse segmento. “O transporte rodoviário municipal de passageiros foi o terceiro impacto, e a logística de cargas ficou em quarto.”

Outros setores também mostraram crescimento, com um aumento de 0,5%, especialmente devido ao desempenho das atividades de serviços financeiros e auxiliares, que tiveram a segunda maior contribuição positiva em toda a pesquisa.

Além disso, o setor de informação e comunicação também registrou um aumento de 0,4%, alcançando o seu nível mais alto na série histórica em abril de 2024.

Leia mais: Terminal de cargas do Aeroporto Salgado Filho volta a operar em Porto Alegre

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças