Notícias

Vendas no varejo registram crescimento de 0,9% em abril, diz IBGE

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta (13)


13/06/2024 13h41

As vendas varejistas brasileiras continuaram crescendo pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior patamar da série histórica. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13), houve um aumento de 0,9% durante a transição de março para abril.

Leia também: Suprema Corte dos Estados Unidos mantém acesso a pílula abortiva

Entre as oito atividades analisadas, cinco registraram ganhos em abril. Destaca-se o aumento de 1,5% nas vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor que representa 55,2% do índice geral. O crescimento ocorre após dois meses de resultados negativos.

As vendas no varejo apresentaram um avanço de 2,2% em comparação com abril do ano anterior. Esse aumento foi observado em seis dos oito setores analisados: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (16,1%); móveis e eletrodomésticos (8,0%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%); e combustíveis e lubrificantes (1,8%).

“Neste ano, o varejo veio com resultados mais expressivos e, nos últimos três meses, vem alcançando o último recorde da série com ajuste sazonal (a cada mês)”, disse Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Com um mercado de trabalho aquecido, aumento da renda, benefícios sociais, inflação controlada e condições de crédito mais favoráveis, o cenário para o setor varejista no Brasil neste ano se mostra promissor.

Leia mais: Caminhada espacial da Nasa é cancelada nesta quinta-feira (13)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças