Notícias

Número de eventos climáticos extremos no Brasil mais que triplicou nas últimas duas décadas

De 1993 a 2002, houve cerca de de 9.772 fenômenos climáticos no país; entre 2013 e 2022, os brasileiros presenciaram 30.602 eventos desse tipo


14/06/2024 10h22

Um estudo divulgado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostra que o número de eventos climáticos extremos no Brasil mais que triplicou nas últimas duas décadas.

De 1993 a 2002, houve cerca de de 9.772 fenômenos climáticos no país. Entre 2013 e 2022, os brasileiros presenciaram 30.602 eventos desse tipo.

Os fenômenos hidrológicos, que consistem em alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, inundações e movimentação de massa/deslizamentos, aumentaram em 300% no período citado.

Consequências

Um fator que pode estar relacionado à alta nos fenômenos hidrológicos é o aumento de determinadas doenças, como por exemplo a leptospirose.

O número de mortes causadas pela leptospirose no Brasil cresceu 44% em três anos. Dados levantados pelo Ministério da Saúde apontam que, enquanto 195 pessoas faleceram em decorrência da doença em 2020, ela vitimou 281 cidadãos em 2023.

A leptospirose é uma doença infecciosa, que, por sua vez, é transmitida pela urina de ratos que têm a bactéria Leptospira. São contaminadas as pessoas que tiverem contato direto ou indireto com a excreção dos animais doentes.

Ou seja, uma região tomada por enchentes - fenômeno que tem sido cada vez mais comum em diversos locais do país - tende a observar um aumento na quantidade de infecções.

A doença em questão não é considerada de alta letalidade, mas pode levar o paciente a óbito quando desenvolvida de forma mais grave. Até o mês de abril, o Brasil registrou 734 casos e 72 mortes neste ano.

Rio Grande do Sul

Na semana passada, o número de mortes por leptospirose desde o início das enchentes no RS subiu para 15. Ao todo, 3.658 possíveis casos foram notificados, com 242 já confirmados, segundo a Secretaria da Saúde do governo gaúcho.

Leia mais: Skowa, de "Skowa e a Máfia" e do "Trio Mocotó", morre aos 68 anos

Exercícios navais no Caribe: "não vemos razão para preocupação", diz porta-voz da Rússia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças