Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem TV Cultura
Montagem TV Cultura

O livro ‘O Menino Marrom’ foi suspenso temporariamente nas escolas da região de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Educação tomou a decisão na quarta-feira (19), após pressão de alguns pais que consideraram o conteúdo da obra como “agressivo”.

A obra de 1986, de Ziraldo, conta a história de um menino negro e de seu amigo, um menino branco. Os dois querem descobrir juntos sobre os mistérios das cores, o que os leva em uma jornada de aprendizado sobre respeito, diversidade e amizade.

Leia mais: IBGE: só em 18% das carreiras mulheres recebem o mesmo ou mais que homens

"Diante das diversas manifestações e, divergência de opiniões, procedeu à solicitação de suspensão temporária dos trabalhos realizados sobre o livro O Menino Marrom, do autor Ziraldo, a fim de melhor readequação da abordagem pedagógica, evitando assim interpretações equivocadas", afirmou a prefeitura.

A decisão de suspensão temporária gerou diversas reações entre pais e alunos. Nas redes sociais da prefeitura, as pessoas se manifestaram a favor da decisão tomada e outras foram contrárias. 

Leia mais: Negros em Foco debate impactos da inteligência artificial na empregabilidade de negros

"Um absurdo! Inacreditável censuramos um livro, principalmente uma obra de um mineiro tão consagrado", escreveu um usuário. 

"O livro fala em fazer pacto de sangue. Tem um trecho de uma velhinha atravessando a rua e duas crianças olhando e desejando a sua morte", reclamou a outra.

Ziraldo morreu em abril deste ano, aos 91 anos. Escritor, desenhista e jornalista, ele foi o criador de personagens icônicos como “Turma do Pererê” e “O Menino Maluquinho”.