Notícias

Luciana Temer: "Não tentaria avançar na descriminalização do aborto neste momento"

Segundo a professora de direito constitucional, resposta do Congresso poderia vir mais ameaçadora do que a atual "PL do aborto"


24/06/2024 22h53

O Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe Luciana Temer, professora de direito constitucional e presidente do Instituto Liberta, que desempenha o papel de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante o programa, Luciana diz que, tendo em vista a composição atual do Congresso Nacional, não crê que seja um bom momento para colocar em pauta a descriminalização total do aborto.

Tenho defendido que, na situação que a gente está, na formação atual do Congresso Nacional, a gente tem que tentar segurar os retrocessos. Eu não tentaria avançar na discussão de descriminalização do aborto neste momento, porque a resposta pode vir mais ameaçadora, de fato”, afirma.

Na entrevista, Luciana Temer criticou a PL 1904/24, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio, e classificou a proposta como “inconstitucional”.

Você tá em um momento, na minha visão, de que você tem que conversar com a sociedade, começar a achar consensos, mas evitar retrocessos”, completa.

Participam da bancada de entrevistadores Conrado Corsalette, editor-chefe do Nexo Jornal; a advogada Izabella Borges; o pastor e sociólogo Valdinei Ferreira; Vivane Duarte, jornalista e fundadora do Instituto Plano de Menina; e Vitória Macedo, repórter da Todas, da Folha de S.Paulo.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças