Notícias

Marina Silva responsabiliza “ações humanas” por incêndios no Pantanal e na Amazônia

Ministra deve visitar o município de Corumbá (MS) na sexta-feira (28) para analisar impactos


25/06/2024 12h39

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsabilizou a "ação humana" pelos incêndios registrados no Pantanal e na Amazônia.

De acordo com ela, a seca, junto com ações promovidas por pessoas que usam a queima controlada do fogo, é responsável pelo atual cenário.

"O único meio que nós teríamos de evitar (o fogo) é que as pessoas não queimem. E elas não estão conscientes ainda o suficiente para entender que combater o fogo é evitar o fogo”, expõe.

Leia também: Comunidade na zona leste de São Paulo é atingida por incêndio de grandes proporções

Segundo a ministra, devido a situação, o Governo Federal antecipou ações que adotaria no mês de agosto e que desde o início de maio estão em "pronta ação". O Ministério da Justiça e Segurança Pública também participa com um trabalho de inteligência "para que todos os criminosos que estão provocando incêndios possam ser devidamente investigados e punidos".

Neste momento, a pasta tem a perspectiva de receber um adicional. Atualmente, são 175 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 53 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de 53 combatentes da Marinha do Brasil e mais 250 profissionais. Segundo ela, haverá um adicional de 50 brigadistas do Ibama e de 60 da Força Nacional.

Na sexta-feira (28), Marina Silva e demais ministros pretendem visitar o município de Corumbá (MS) para analisar os impactos dos incêndios, que fizeram com que o governo do Mato Grosso do Sul decretasse estado de emergência por 180 dias.

Leia também: Governo fará o necessário para combater as queimadas no Pantanal, segundo Simone Tebet

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças