André Mendonça toma posse como ministro do TSE
Ele assume o cargo até 2028
25/06/2024 20h11
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse nesta terça-feira (25) como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ocupa a vaga de Alexandre de Moraes, que deixou o cargo no início deste mês.
Mendonça assume uma das três vagas destinadas a ministros do STF na composição da Corte Eleitoral. As outras duas vagas são ocupadas pela nova presidente da Corte eleitoral, a ministra Cármen Lúcia, e pelo ministro Kassio Nunes.
Leia mais: Pacheco diz discordar de decisão do STF sobre porte de maconha
Ao todo, o TSE conta com sete ministros: três do Supremo, que se revezam a cada quatro anos; dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois da advocacia.
Com a posse de Mendonça, a Corte eleitoral fica com a seguinte formação:
Cármen Lúcia (presidente);
Kassio Nunes Marques;
Raul Araújo;
Maria Isabel Gallotti;
Floriano de Azevedo Marques;
André Ramos Tavares; e
André Mendonça.
Apesar da cerimônia não ter discursos, Cármen Lúcia deu boas vindas a Mendonça.
"Apenas em nome do Tribunal Superior Eleitoral gostaria de dar as boas-vindas ao ministro André Mendonça, um grande jurista, um exímio professor, um juiz do Supremo Tribunal Federal, e agora efetivo deste tribunal, que eu tenho certeza, honrará a cadeira e a Justiça Eleitoral, com todos os compromissos democráticos que ela tem", disse Cármen.
Mendonça é ministro do STF desde dezembro de 2021. Ele foi indicado para o cargo na Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Natural de Santos (SP), André Luiz de Almeida Mendonça tem 51 anos, é mestre e doutor em Direito (Cum Laude) com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
Leia também: Por 8x3, STF decide descriminalizar porte de maconha para uso pessoal
REDES SOCIAIS