Notícias

Enchentes do RS atingiram proporção maior de negros e menos escolarizados, diz pesquisa Datafolha

O Datafolha reforçou as entrevistas no Rio Grande do Sul para conseguir um enfoque mais preciso na população atingida


30/06/2024 12h41

A população mais pobre, negra e com menor escolaridade é aquela que mais sofreu perdas de patrimônio e de renda nas enchentes dos últimos dois meses no Rio Grande do Sul. É o que mostra uma pesquisa Datafolha que ouviu gaúchos sobre os efeitos do que é considerado o maior desastre climático na história do estado.

Leia mais: Miguel Gutierrez, ex-CEO das Americanas, é solto na Espanha e entrega passaporte

A pesquisa apontou que nas cidades atingidas pelas inundações, quase metade (47%) das famílias que ganham até dois salários mínimos respondeu ter perdido casa, móveis, eletrodomésticos ou o próprio sustento, na forma do emprego ou da própria empresa. Já entre aquelas que ganham de cinco a dez salários, só 13% relatam algum tipo de prejuízo.

Além disso, mais da metade (52%) dos pretos nos municípios afetados relata algum tipo de perda com as enchentes. Entre os pardos, 40% respondem que teve algum tipo de prejuízo. Entre a população branca dessas mesmas cidades, a proporção de entrevistados que relata alguma perda material ou de renda é de 26%.

O Datafolha reforçou as entrevistas no Rio Grande do Sul para conseguir um enfoque mais preciso na população atingida. Com 567 entrevistas no estado, a margem de erro máxima para essa amostra é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Para a região metropolitana de Porto Alegre a margem de erro é de 5 pontos, e nas cidades gaúchas do interior é de 7 pontos.

Leia também: Projeto de lei que previa multa a quem doasse comida é suspenso em São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após multa, Lula evita declarar apoio a Boulos durante evento em São Paulo

Miguel Gutierrez, ex-CEO das Americanas, é solto na Espanha e entrega passaporte

Mega-Sena pode pagar até R$ 110 milhões no sorteio deste sábado (29)

Governo da Argentina propõe redução da maioridade penal para 13 anos

STF condena homem que destruiu relógio de Dom João VI nos ataques de 8 de janeiro