Rodrigo Pacheco se reúne com governadores nesta terça (2) para debater dívidas dos estados
Minas Gerais enfrenta situação crítica e busca solução para negociar pagamento de débitos
02/07/2024 12h35
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, reúne-se com governadores em Brasília nesta terça-feira (2) para discutir a dívida de R$740 bilhões dos estados com a União.
Após a reunião, ele deve apresentar um projeto de lei complementar com propostas para a regularização de débitos.
Leia também: Nicolás Maduro anuncia que Venezuela vai retomar conversas com os EUA nesta quarta-feira (3)
Na reunião, participam os governadores Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União), Claudio Castro (PL) e o governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth (PSD). Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, não havia confirmado sua presença no encontro até a publicação deste texto.
Minas Gerais, o estado do presidente do Senado, apresenta a situação mais crítica entre os endividados e acumula uma dívida de R$160 bilhões. Por não ter aderido a um Regime de Recuperação Fiscal, a unidade federativa precisa encontrar uma alternativa urgente.
Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por 90 dias o prazo para que MG aprove um regime de recuperação fiscal. O prazo-limite se encerra em 20 de julho.
Na semana passada, o secretário de governo Gustavo Valadares mencionou que o estado aguarda a prorrogação do prazo determinado pelo STF para pagar o débito.
Leia mais: Rodízio municipal de veículos será suspenso na próxima segunda-feira (8) em São Paulo
REDES SOCIAIS