Aluna da USP que desviou dinheiro de formatura é condenada por estelionato
A pena pelo crime foi fixada em cinco anos de reclusão, em regime semiaberto
02/07/2024 16h04
A Justiça de São Paulo condenou nesta terça-feira (2) a estudante de medicina da USP Alicia Dudy Muller por desviar quase R$ 1 milhão do fundo da formatura de seus colegas do curso de medicina.
Alicia Dudy Muller foi condenada pelo crime de estelionato, com uma pena fixada em cinco anos de reclusão, em regime semiaberto. No despacho, o juiz do caso ainda determinou o pagamento de indenização às vítimas, no mesmo valor do prejuízo causado.
Leia mais: Israel bombardeia a Faixa de Gaza após ordens de evacuação no sul da região
Segundo Paulo Eduardo Balbone Costa, da 7ª Vara Criminal da Capital, "a ré se prevaleceu de sua condição de presidente da comissão de formatura para engendrar um plano destinado a se apossar do produto arrecadado ao longo de meses, com a contribuição de dezenas de colegas, a fim de obter lucro para si com a aplicação especulativa daquele capital".
"Traiu a confiança de seus pares, desviando recursos que pertenciam aos colegas de turma (o que revela maior opróbio do que a prática de estelionato contra vítima a quem não se conhece), quando as vítimas não atuavam movidas pela própria cupidez”, acrescentou.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP), os desvios foram realizados entre os dias 25 de novembro e 20 de dezembro de 2022. A aluna foi denunciada por oito crimes consumados de estelionato, além da tentativa frustrada na lotérica.
Os desvios no fundo de formatura da turma de medicina se tornaram conhecidos em janeiro do ano passado, quando a estudante escreveu em um grupo de mensagens que havia investido parte do dinheiro guardado para a festa em uma corretora.
REDES SOCIAIS