Notícias

Brasil desiste da importação de arroz, estratégia adotada após enchentes no RS

"Tivemos problemas, é fato, nós cancelamos esses leilões", disse o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro


03/07/2024 13h03

Carlos Fávaro afirmou na manhã desta quarta-feira (3) que não serão realizados novos leilões que visem a importação de arroz. "Tivemos problemas, é fato, nós cancelamos esses leilões", disse o ministro da Agricultura e Pecuária em entrevista ao "Em Ponto", da Globonews.

Mesmo com o fracasso das negociações, o senador enxerga utilidade na estratégia do Governo Federal: "com a sinalização de disponibilidade do governo de comprar arroz importado e abastecer o mercado brasileiro, além da volta da normalidade em estradas, os preços do arroz já cederam e voltamos aos preços normais".

Diante das tempestades e, consequentemente, enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio, o estado que mais produz arroz em todo o Brasil, o Executivo nacional buscou comprar o cereal de outro país. Desta forma, não haveria uma elevação no preço do produto em decorrência de um eventual desabastecimento interno.

Leia mais: Produção industrial recuou 0,9% entre abril e maio de 2024, aponta IBGE

Número de mortos pela atuação das Forças de Defesa de Israel em Gaza sobe para 37.953

O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) chegou a aprovar a isenção de imposto de importação para três tipos de arroz. O governo, por sua vez, já havia publicado uma medida de caráter excepcional que autorizava a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz para recomposição de estoques públicos.

Entretanto, o plano não saiu conforme as expectativas. O primeiro leilão, marcado para o dia 21 de maio, foi suspenso devido a uma alta repentina no preço do item. "Se for querer especular, nós buscamos de outro lugar", alegou Fávaro na época.

O segundo, realizado em 6 de junho, foi anulado após indícios de incapacidades técnica e financeira por parte de diversas empresas vencedoras, bem como um possível conflito de interesses.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produção industrial recuou 0,9% entre abril e maio de 2024, aponta IBGE

Número de mortos pela atuação das FDI em Gaza sobe para 37.953

Pantanal pode enfrentar crise hídrica histórica neste ano, aponta estudo

Cidade de São Paulo volta a registrar “gangorra” nos termômetros

Com valor recorde, Governo Federal lança Plano Safra 2024/2025 nesta quarta-feira (3)