O Governo Federal divulgou o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU), o "Enem dos concursos", nesta quinta-feira (4).
Inicialmente, os exames seriam aplicados no dia 5 de maio, no entanto, foram adiados para 18 de agosto, devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
De acordo com a ministra Esther Dweck, quem não puder realizar a prova na nova data poderá pedir a devolução da taxa de inscrição. As solicitações deverão ser feitas a partir desta sexta-feira (5) até domingo (7).
Neste mesmo período, candidatos terão a oportunidade de alterar a cidade de realização. A regra vale para quem mora no RS e faria o exame em outro estado e para candidatos de outros estados que o fariam no RS.
Leia também: Após matar uma pessoa, furacão "Beryl" começa a se afastar da Jamaica
Novos cartões de confirmação, com os locais de prova de cada inscrito, serão divulgados no dia 7 de agosto. A lista final de aprovados no CNU será divulgada em 21 de novembro. Já a convocação para posse deve começar em janeiro de 2025.
Ademais, se alguma tragédia acontecer e afetar, no mínimo, 0,5% dos inscritos, as provas não precisarão ser remarcadas para todos, com realização de uma extraordinária apenas para os prejudicados, que irão concorrer a vagas suplementares, eventualmente autorizadas pelo Ministério da Gestão, desde que existam cargos vagos disponíveis.
Ao todo, mais de 2,1 milhões de cidadãos estão inscritos no processo seletivo, que oferece 6.640 vagas para 21 órgãos na administração do Executivo, com salários iniciais que vão até R$ 22,9 mil.
REDES SOCIAIS