As pesquisas de boca de urna no Reino Unido apontam uma vitória esmagadora aos trabalhistas. Segundo as pesquisas divulgadas na noite desta quinta-feira (4), o partido comandado por Keir Starmer deve ficar com 410 assentos no parlamento.
Já os conservadores, do primeiro-ministro, Rishi Sunak, perderam 234 cadeiras e conseguiram eleger apenas 131 parlamentares.
A eleição no Reino Unido começou cedo e terminou às 22h (18h no horário de Brasília), assim, os eleitores tiveram tempo de votar mesmo em um dia normal de trabalho.
Leia também: PF prende chinês com mais de seis quilos em barras de ouro no Aeroporto de Guarulhos
Alguns fatores contribuíram para um grande comparecimento às urnas. O dia foi marcado por uma temperatura agradável e sol. Como o voto não é obrigatório, muitas pessoas desistem de votar em dias de tempo ruim. Além disso, a eleição caiu no meio de semana e não contou com viagens de eleitores.
A apuração segue madrugada adentro. Nesta sexta-feira (5), quem tiver sido eleito o primeiro-ministro já será investido na função.
Saiba mais na matéria do correspondente da TV Cultura no Reino Unido, Leão Serva, que foi ao ar esta quinta-feira no Jornal da Cultura:
Leia também: Paris 2024: qualidade da água no Rio Sena apresenta melhora, segundo testes
REDES SOCIAIS