Notícias

Veículo com material radioativo é roubado em São Paulo

Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou nota alertando população a manter distância do produto


05/07/2024 14h13

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do governo federal, divulgou nesta sexta-feira (5) um alerta sobre o furto de uma caminhonete ccom materiais radioativos.

Uma picape de uma empresa que transportava o material foi furtada no último domingo (30) na cidade de São Paulo. O órgão, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que o crime ocorreu na região de São Mateus, na zona leste da capital paulista.

Leia mais: Cerca de 2,7 milhões de veículos deixarão a cidade de São Paulo no feriado prolongado

Segundo a nota, o caso foi registrado no 49º DP (São Mateus).

No comunicado, a CNEN diz que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente.

"Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", afirma a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

O governo federal alerta a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763.

"Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia".

Leia também: PF indicia Sérgio Reis e Zé Trovão por associação criminosa e incitação ao crime

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças