Notícias

Lula participa da Cúpula do Mercosul no Paraguai e faz visita oficial à Bolívia nesta semana

Presidente chega em Assunção nesta segunda-feira (8) e segue para Santa Cruz de La Sierra na terça (9)


08/07/2024 10h35

Em mais uma série de compromissos internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o Paraguai nesta segunda-feira (8), onde ocorre a 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.

O encontro acontece em meio aos conflitos entre Brasil e Argentina, líderes das duas principais economias do bloco. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Javier Milei decidiu não comparecer ao evento.

O Mercosul foi criado há 33 anos, por meio do Tratado de Assunção e, de acordo com o Protocolo de Ouro Preto, a presidência é exercida pelos Estados Partes, em rodízio e em ordem alfabética, por seis meses.

Além das tensões políticas, esta edição será marcada pelo ingresso da Bolívia, além da passagem da liderança de Santiago Peña, presidente do Paraguai, para o presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou.

Leia também: Lula celebra resultado das eleições legislativas da França: “Inspiração para a América do Sul”

Atualmente, o bloco econômico representa o equivalente à sétima maior economia mundial, com PIB de US$ 2,86 trilhões, além de englobar 67% do território da América do Sul.

Durante a agenda, o Brasil ainda deve assinar convênio com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), entidade que apoia técnica e financeiramente a realização de estudos, projetos, programas, obras e iniciativas que promovam o desenvolvimento harmônico e a integração física dos países membros da Bacia do Prata: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Na terça-feira (9), Lula segue para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para um encontro bilateral com o presidente Luis Arce. Ele ainda participa de uma cerimônia com assinatura de atos e um encontro com empresários.

Essa será a primeira vez que o petista visita o país em seu terceiro mandato. O presidente da Bolívia, por sua vez, esteve em solo brasileiro quatro vezes no último ano, o que reforça a proximidade de laços entre os dois países.

Leia também: Rodízio municipal de veículos está suspenso em São Paulo nesta segunda-feira (8)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças