Comissão encontra carga radioativa em SP e encerra buscas
Produtos haviam sido furtados em 30 de junho
08/07/2024 19h22
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) anunciou nesta segunda-feira (8) que encontrou o último item da carga radioativa que havia sido furtada na última semana na zona leste de São Paulo.
O pacote localizado nesta segunda continha germânio-68 e foi encontrado em um ferro-velho, que teria sido responsável pela venda de parte da carga radioativa para uma loja de baterias em Itaquera, zona leste da capital paulista.
Leia mais: Polícia Federal diz que Bolsonaro desviou R$ 6,8 milhões com venda de joias
Segundo o órgão, o material radioativo foi recuperado intacto e não houve rompimento, dispersão ou contaminação.
“Brevemente, a CNEN soltará um boletim contendo a descrição completa da ocorrência e as ações que foram adotadas, inclusive detalhes técnicos de interesse público”, disse.
Entenda caso
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do governo federal, divulgou na última sexta-feira (5) um alerta sobre o furto de uma caminhonete contendo fontes radioativas.
Uma picape de uma empresa que transportava o material foi furtada no último domingo (30) na cidade de São Paulo. O órgão, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que o crime ocorreu na região de São Mateus, na zona leste da capital paulista.
REDES SOCIAIS