Notícias

Câmara aprova texto que estabelece criação do Novo Ensino Médio

Lei vai agora para sanção do presidente Lula (PT)


09/07/2024 20h35

A Câmara dos Deputados aprovou a versão final do texto que estabelece a criação do Novo Ensino Médio nesta terça-feira (9). A lei vai agora para a sanção do presidente Lula (PT).

O projeto já havia passado na Casa, no entanto, como sofreu mudanças no Senado, voltou para a análise dos deputados. Mendonça Filho (União Brasil - PE), relator da medida, rejeitou alterações dos senadores, entre elas a obrigatoriedade do ensino do idioma espanhol.

De acordo com Mendonça, existem limitações para a oferta do ensino da língua nas escolas. Ele também disse que "é mais adequado que a oferta da língua espanhola seja feita de forma adicional, como opção preferencial, na medida das possibilidades das redes de ensino".

Leia também: O que a entrada da Bolívia agrega para o Mercosul

Com a aprovação na Câmara, para o ensino médio regular, a carga horária mínima será de 2,4 mil horas para os três anos, além de 600 horas de matérias optativas, totalizando 3 mil horas totais.

Já para o ensino médio técnico, fica definida a possibilidade de escolha entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas, com o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas totais.

A Câmara ainda aprovou a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todos os municípios, pelo menos uma escola pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta".

Leia também: Cidade de São Paulo amanhece com 12 °C e fica em estado de atenção nesta terça-feira (9)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças