Notícias

Ministério proíbe a internação de menores de idade em comunidades terapêuticas

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente considerou diversas denúncias de violações vindas desses locais


12/07/2024 09h58

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), publicou na manhã desta sexta-feira (12) uma resolução que proíbe a internação de menores de idade em comunidades terapêuticas

As comunidades terapêuticas são entidades privadas e sem fim lucrativos que acolhem pessoas que têm transtornos em decorrência do uso e/ou da dependência de drogas. Com a proibição, apenas adultos poderão ser atendidos por essas instituições.

Leia mais: Em média, Brasil registrou 23,8 mortes diárias por dengue no primeiro semestre

Área brasileira destruída por queimadas no primeiro semestre sobe 119% de 2023 a 2024

Para chegar à conclusão publicada nesta manhã, o conselho considerou diversas denúncias de violações vindas desses locais. Dentre as acusações, há supostos casos de trabalhos forçados, contenções físicas e intolerância.

Na resolução, o órgão ligado ao MDHC destaca que a internação em comunidades terapêuticas pode infringir "os direitos à liberdade, participação e convivência familiar" das crianças e adolescentes. No texto, também é dito que o acolhimento desses jovens viola trechos da Constituição.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças