Preço de eletrônicos têm queda anual de 5,3% em junho, aponta Fipe
O indicador monitora 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de dois milhões de preços
12/07/2024 13h39
O Índice de Preços Fipe/Buscapé registrou queda pelo sexto mês seguido, com uma redução de 0,20% em junho. Na comparação anual, o indicador apresentou uma diminuição de 5,3%, o menor declínio desde abril de 2023.
O resultado reforça o cenário de deflação no setor, dado que o índice registrou aumentos nos preços em apenas cinco dos últimos 30 meses.
Leia também: Exportações da China crescem 8,6% em junho, superando previsões
O indicador monitora 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de dois milhões de preços continuamente desde janeiro de 2022.
Segundo o pesquisador da Fipe, Sérgio Crispim, a continuidade da tendência de queda reflete o cenário global do setor. "A produção em larga escala voltada para o mercado global, os constantes lançamentos impulsionados por intensa inovação e a forte concorrência são fatores que explicam a redução observada em várias categorias de produtos."
Os destaques ficam com os grupos de celulares (-11,8%), informática (-9,0%), e áudio e vídeo (-6,1%).
Francisco Donato, superintendente-executivo da Mosaico no Banco PAN (empresa responsável pelas marcas Buscapé e Zoom), explica que as constantes inovações e avanços nos dispositivos eletrônicos, especialmente em smartphones, tablets e computadores, estão impulsionando a contínua deflação de preços nesses produtos.
"Os lançamentos frequentes também contribuem para uma queda constante nos valores dos produtos de alta gama", enfatiza o executivo.
Por outro lado, o segmento de eletrodomésticos foi o único a registrar aumento de preço (4,3%), impulsionado principalmente pelos aparelhos de ar-condicionado.
A categoria registrou um pico de variação anual de 25,7%, e nos últimos seis meses até junho, a variação se estabilizou em cerca de 15,9%.
Crispim atribui esse aumento a um desequilíbrio entre oferta e demanda, exacerbado pelo calor excepcional e por problemas logísticos em Manaus, um importante polo fabricante, no último quadrimestre de 2023.
Leia mais: Portaria obriga bets a classificarem o risco das apostas feitas pelos usuários
REDES SOCIAIS