Notícias

Preço de eletrônicos têm queda anual de 5,3% em junho, aponta Fipe

O indicador monitora 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de dois milhões de preços


12/07/2024 13h39

O Índice de Preços Fipe/Buscapé registrou queda pelo sexto mês seguido, com uma redução de 0,20% em junho. Na comparação anual, o indicador apresentou uma diminuição de 5,3%, o menor declínio desde abril de 2023.

O resultado reforça o cenário de deflação no setor, dado que o índice registrou aumentos nos preços em apenas cinco dos últimos 30 meses.

Leia também: Exportações da China crescem 8,6% em junho, superando previsões

O indicador monitora 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de dois milhões de preços continuamente desde janeiro de 2022.

Segundo o pesquisador da Fipe, Sérgio Crispim, a continuidade da tendência de queda reflete o cenário global do setor. "A produção em larga escala voltada para o mercado global, os constantes lançamentos impulsionados por intensa inovação e a forte concorrência são fatores que explicam a redução observada em várias categorias de produtos."

Os destaques ficam com os grupos de celulares (-11,8%), informática (-9,0%), e áudio e vídeo (-6,1%).

Francisco Donato, superintendente-executivo da Mosaico no Banco PAN (empresa responsável pelas marcas Buscapé e Zoom), explica que as constantes inovações e avanços nos dispositivos eletrônicos, especialmente em smartphones, tablets e computadores, estão impulsionando a contínua deflação de preços nesses produtos.

"Os lançamentos frequentes também contribuem para uma queda constante nos valores dos produtos de alta gama", enfatiza o executivo.

Por outro lado, o segmento de eletrodomésticos foi o único a registrar aumento de preço (4,3%), impulsionado principalmente pelos aparelhos de ar-condicionado.

A categoria registrou um pico de variação anual de 25,7%, e nos últimos seis meses até junho, a variação se estabilizou em cerca de 15,9%.

Crispim atribui esse aumento a um desequilíbrio entre oferta e demanda, exacerbado pelo calor excepcional e por problemas logísticos em Manaus, um importante polo fabricante, no último quadrimestre de 2023.

Leia mais: Portaria obriga bets a classificarem o risco das apostas feitas pelos usuários

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças