Foguete da SpaceX, que realiza lançamentos de satélites, falha durante missão de rotina
Elon Musk afirmou que a segunda fase não apenas falhou, ela experimentou o que sua empresa tende a chamar de “desmontagem rápida não programada”, que normalmente se refere a uma explosão
12/07/2024 15h01
O foguete Falcon 9, da SpaceX, que realiza lançamentos de satélites e viagens para a órbita com astronautas da Nasa, sofreu uma falha na noite de quinta-feira (11).
Leia mais: Preço de eletrônicos têm queda anual de 5,3% em junho, aponta Fipe
A aeronave decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, por volta das 22h30 no horário local. O veículo de lançamento carregava 20 satélites para a rede Starlink da SpaceX, que já opera com mais de 6.000 satélites que foram lançados em dezenas de lançamentos.
A primeira etapa da missão parecia estar indo bem, com o Falcon 9 usando seu propulsor de primeira fase, a parte inferior do foguete com nove motores que fornece a explosão inicial de energia na decolagem, para se impulsionar em direção ao espaço.
Mas a segunda fase do foguete, que é projetada para entrar em ação após a queda da primeira fase e impulsionar os satélites até seu destino final na órbita, falhou abruptamente. A causa não foi imediatamente clara.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou em um post no X, antigo Twitter, que a segunda fase não apenas falhou, ela experimentou o que sua empresa tende a chamar de “RUD” ou “desmontagem rápida não programada”, que normalmente se refere a uma explosão.
Leia também: Exportações da China crescem 8,6% em junho, superando previsões
REDES SOCIAIS