Notícias

Foguete da SpaceX, que realiza lançamentos de satélites, falha durante missão de rotina

Elon Musk afirmou que a segunda fase não apenas falhou, ela experimentou o que sua empresa tende a chamar de “desmontagem rápida não programada”, que normalmente se refere a uma explosão


12/07/2024 15h01

O foguete Falcon 9, da SpaceX, que realiza lançamentos de satélites e viagens para a órbita com astronautas da Nasa, sofreu uma falha na noite de quinta-feira (11).

Leia mais: Preço de eletrônicos têm queda anual de 5,3% em junho, aponta Fipe

A aeronave decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, por volta das 22h30 no horário local. O veículo de lançamento carregava 20 satélites para a rede Starlink da SpaceX, que já opera com mais de 6.000 satélites que foram lançados em dezenas de lançamentos.

A primeira etapa da missão parecia estar indo bem, com o Falcon 9 usando seu propulsor de primeira fase, a parte inferior do foguete com nove motores que fornece a explosão inicial de energia na decolagem, para se impulsionar em direção ao espaço.

Mas a segunda fase do foguete, que é projetada para entrar em ação após a queda da primeira fase e impulsionar os satélites até seu destino final na órbita, falhou abruptamente. A causa não foi imediatamente clara.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou em um post no X, antigo Twitter, que a segunda fase não apenas falhou, ela experimentou o que sua empresa tende a chamar de “RUD” ou “desmontagem rápida não programada”, que normalmente se refere a uma explosão.

Leia também: Exportações da China crescem 8,6% em junho, superando previsões

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças