Notícias

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Segundo Silvio Costa Filho, a reabertura será com 50 voos diários


16/07/2024 17h23

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou nesta terça-feira (16) que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará a operação de forma parcial em outubro.

Em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto, Silvio Costa Filho afirmou que, inicialmente, o aeroporto realizará 50 voos domésticos por dia. Além disso, segundo o ministro, a previsão é que o aeroporto volte a funcionar de forma integral a partir de dezembro deste ano.

Leia mais: Mais de 300 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, aponta estudo

“Iremos reabrir parcialmente com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. Até dezembro o aeroporto estará 100% aberto e operando como antes da enchente que ocorreu no estado (...) Nossa meta é que, a partir de outubro, as operações sejam das 10h às 22h”, disse Costa Filho.

De acordo com o governo, a Fraport, concessionária do aeroporto, dividiu a retomada das operações em duas etapas: abertura de 1,7 km da pista em outubro; segunda parte da pista, cerca de 2 km, em dezembro.

Costa Filho disse ainda que a empresa solicitou recursos financeiros ao governo para restabelecer o equilíbrio das contas na volta da operação do terminal.

"Foi solicitado R$ 700 milhões pela Fraport [para seguradoras]. Uma parte já está consolidada pelas seguradoras. A concessionária está solicitando recursos de ações que as seguradoras não podem pagar", afirmou o ministro.

Segundo o estudo encomendado pela Fraport, 75% da pista do aeroporto foi afetada pelas enchentes e precisará passar por reformas.

Leia também: Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças