O apagão cibernético que afetou o mundo inteiro nesta sexta-feira (19) provocou atrasos em voos em todo Brasil. A Azul, Gol e Latam pediram para seus passageiros verificarem os status dos aviões e sugeriu que todos cheguem cedo nos aeroportos.
A Gol e a Latam informam que não sofreram impacto pesados da pane. A Azul disse que podem haver atrasos pontuais.
"O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial. O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros", disse a companhia em nota.
O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, disse que o apagão prejudicou voos da Azul nos terminais.
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"A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes", disse a companhia.
Já a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou que "monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor aéreo".
O apagão estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma companhia de segurança digital.
A empresa fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo para encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers.
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De acordo com a Microsoft, a falha já foi resolvida, mas a empresa assume que problemas residuais ainda podem ocorrer. Até o momento, não há qualquer indício de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
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