O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou na última quinta-feira (18), que o governo federal editará uma medida provisória para a repactuação das dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes. A medida provisória deve ser publicada até o final deste mês e visa aliviar a situação financeira dos agricultores prejudicados.
Leia também: Apagão cibernético afeta sistemas do Supremo Tribunal Federal
De acordo com o ministro, a repactuação das dívidas será feita de forma proporcional aos impactos sofridos por cada produtor. Inicialmente, o governo federal realizará uma classificação dos produtores com base no tamanho das perdas e nos danos à produção. Esse processo será conduzido em colaboração com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater/RS) e a Embrapa.
Fávaro destacou que muitas áreas afetadas pela enchente enfrentam devastação significativa, com terra arrasada e patrimônio destruído, resultando em endividamento das famílias. O governo federal manifestou a intenção de quitar as dívidas desses produtores como uma medida para apoiar a recuperação e a reconstrução das áreas atingidas.
Leia mais: Após apagão cibernético, Azul, Gol e Latam pedem para passageiros verificarem status dos voos
REDES SOCIAIS