A Microsoft estima que o apagão cibernético desta sexta-feira (19) afetou 8,5 milhões de dispositivos que operam com o sistema Windows.
Segundo o comunicado da empresa, divulgado neste sábado (20), o total representa menos de 1% dos aparelhos com o sistema instalado.
Leia mais: Apagão cibernético afeta sistemas do Supremo Tribunal Federal
"Atualmente estimamos que a atualização da CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de 1% de todas as máquinas com Windows", disse a Microsoft em nota.
O apagão cibernético provocou atrasos em voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma companhia de segurança digital.
No comunicado, a empresa enfatizou a importância da segurança dos sistemas.
“Este incidente demonstra a natureza interconectada do nosso amplo ecossistema — provedores globais de nuvem, plataformas de software, fornecedores de segurança e outros fornecedores de software, e clientes. Também é um lembrete de quão importante é para todos nós no ecossistema de tecnologia priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastres usando os mecanismos que existem”.
A Microsoft explicou ainda que a CrowdStrike ajudou a desenvolver uma solução que ajudará a acelerar uma correção. E informou também que trabalhou em parceria com a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform para colaborar nas "abordagens mais eficazes".
REDES SOCIAIS