Notícias

Ministério descarta três casos suspeitos de doença de Newcastle no Rio Grande do Sul

A doença atinge aves silvestres e comerciais e é contagiosa para os animais


21/07/2024 13h28

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou neste domingo (21) que três casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) no Rio Grande do Sul foram descartados.

Exames do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) revelaram resultado negativo para o vírus. A doença viral atinge aves silvestres e comerciais e é altamente contagiosa para os animais.

Leia mais: Apagão cibernético: Microsoft diz que pane afetou 8,5 milhões de dispositivos

As amostras foram coletadas na sexta-feira (19) em três propriedades suspeitas, localizadas na zona de proteção estabelecida para DNC pela equipe de vigilância e defesa sanitária animal do estado em conjunto com a equipe do Mapa.

“Em um esforço conjunto do Governo - Casa Civil, Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira (FAB) - as amostras foram transportadas para o LFDA-SP, que processou em tempo recorde as análises de RT-PCR, descartando a possibilidade de novas ocorrências de foco neste momento”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Em nota, o ministério disse que os resultados negativos são uma sinalização extremamente positiva sobre a contenção do evento sanitário.

"É um pedido do presidente Lula tratar o caso com total transparência, a fim de tranquilizar a população e os países importadores quanto à segurança do nosso sistema de defesa agropecuária. Tenho certeza que com a agilidade de nossas equipes vamos voltar à normalidade das nossas exportações muito em breve”, afirmou Fávaro.

O Ministério voltou a afirmar que a população pode continuar consumindo carne de frango e ovos, inclusive da própria região afetada pela doença.

“O Ministério da Agricultura reforça que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanecem seguros e sem contraindicações”, declarou.

Doença de Newcastle

A doença de Newcastle (DNC) afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça.

Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006 e em aves de subsistência, nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após pressão, Joe Biden desiste de candidatura à reeleição nos Estados Unidos

Ministério descarta três casos suspeitos de doença de Newcastle no Rio Grande do Sul

'Homem-Aranha' é agredido e empurra usuário nos trilhos do metrô

+Milionária: prêmio acumula e pode pagar R$ 250 milhões no próximo sorteio

Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 61 milhões