Notícias

“Formar médicos sem qualidade pode gerar uma situação de alto risco”, avalia Raul Cutait

Segundo o cirurgião, é preciso rever a proliferação na abertura dos cursos de medicina


22/07/2024 22h34

O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe o Doutor Raul Cutait, cirurgião digestivo do Hospital Sírio-Libanês, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da Universidade de São Paulo (USP).

No programa, o médico fala sobre a proliferação na abertura dos cursos de medicina, o que acendeu um alerta na comunidade científica. Raul Cutait afirma que os médicos precisam se formar com qualidade.

“Se você não forma médicos com qualidade, você está criando uma situação de alto risco. O médico que não está bem preparado vai tomar condutas que não são as melhores, e poderá cometer erros. Quando ele errar, o erro também é da faculdade, que falhou em ensiná-lo, o MEC errou em deixar a faculdade funcionar. Então, é uma situação de alta complexidade”, disse.

“Precisamos pensar em qualidade. Qualquer pessoa que fica doente quer ser bem tratada”, completa.

Participam da bancada: Gustavo Cabral - imunologista e colunista de Saúde do UOL; Victoria Damasceno - editora de Saúde e iniciativa Todas, da Folha de S.Paulo; Isabela Moya - repórter do jornal o Estado de S.Paulo; Constança Tatsch - jornalista do jornal O Globo; Theo Ruprecht - repórter de ciência e saúde e criador do podcast Ciência Suja.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque de Israel em Gaza deixa cerca de 70 palestinos mortos 

Lula recebe ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair

Polícia Federal prende suspeitos de ajudar na entrada ilegal de estrangeiros no Brasil

Troca de Biden por Kamala Harris não é positiva para Trump, afirma especialista

Granada é encontrada em abrigo da prefeitura no centro de São Paulo