Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Um estudo da Nasa, agência espacial americana, mostrou que alguns lugares do mundo podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas por causa das mudanças climáticas. De acordo com o relatório, áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão incluídas num estudo que mapeou cinco regiões da.

Leia mais: O destino de Biden também ameaça Lula

Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e autor de um estudo de 2020 sobre calor e umidade extrema, analisa que "os modelos climáticos nos dizem que certas regiões provavelmente excederão essas temperaturas [35ºC] nos próximos 30 a 50 anos".

Além do Brasil, Raymond cita o sul e partes do sudeste da Ásia, o leste da China, o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Os EUA também não estão imunes: dentro de 50 anos, estados do centro-oeste do país, como Arkansas, Missouri e Iowa, provavelmente também estarão em uma situação crítica.

Os 35ºC citados na pesquisa se referem à temperatura de bulbo úmido usada como padrão para medir o calor e a umidade, especialmente em pesquisas climáticas globais de longo prazo.

De acordo com Raymond, essa é a temperatura de bulbo úmido mais alta que os humanos podem sobreviver quando expostos por pelo menos seis horas.

As temperaturas de bulbo úmido estão aumentando em todo o mundo, e o clima da Terra começou a exceder esse limite dos 35ºC. Isso significa que, quanto mais quente, mais tensão nossos corpos sentem, e mais precisamos suar para nos refrescar.

Leia também: Maduro ironiza preocupação de Lula com eleição na Venezuela: "Que tome chá de camomila"