O Roda Viva desta segunda-feira (29) recebe Marcelo Tas. Esta será a primeira vez que o apresentador do Provoca e comentarista do Jornal da Cultura estará no centro do programa.
No programa, Vera Magalhães questiona como evitar que todos esses artefatos tecnológicos se tornem, por exemplo, ameaças à democracia.
Tas comenta que há muitos equívocos sobre o que pode acontecer e que as conclusões que as pessoas tiram sobre o assunto causam muito pavor. “Eu conheço do assunto e tem muita bobagem sendo dita, inclusive por pessoas que eu respeito (...) Yuval Harari tem falado muita besteira sobre inteligência artificial, no meio de algumas coisas muito boas que ele fala, inclusive sobre o mesmo assunto, mas às vezes ele erra redondamente. Ele influencia muita gente.”
O entrevistado responde se isso pode ser regulado ou não: “Tem muita excitação sobre inteligência artificial e isso gera muito mais ruído do que discernimento. Quanto a regular, quero deixar claro, eu sou a favor da regulação, da internet, da inteligência artificial, dos automóveis”, enfatiza.
Participam da bancada de entrevistadores Naief Haddad, repórter da Folha de S.Paulo; Maria Cândida, jornalista e apresentadora; Cristina Padiglione, autora do blog Telepadi; André Carlos Zorzi, repórter do jornal O Estado de S. Paulo; e Greg Prudenciano, repórter do InvestNews.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS