Notícias

Organização dos Estados Americanos não reconhece resultado das eleições na Venezuela

Órgão aponta erros e suspeitas de que Maduro distorceu o resultado do pleito


30/07/2024 11h10

A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou nesta terça-feira (30) que não reconheceu o resultado das eleições na Venezuela anunciado pela Justiça Eleitoral do país. De acordo com o relatório produzido pelos observadores, há indícios que Maduro distorceu o resultado.

"Mais de seis horas após o encerramento da votação, o CNE fez um anúncio (...) declarando vencedor o candidato oficial, sem fornecer detalhes das tabelas processadas, sem publicar a ata e fornecendo apenas as porcentagens agregadas de votos que as principais forças políticas teriam recebido", diz um trecho do documento.

A OEA também afirmou que os dados divulgados pelo Centro Nacional Eleitoral (CNE), principal autoridade eleitoral do país, possuem “erros aritméticos”.

Leia também: Deslizamentos de terra matam 107 pessoas na região sul da Índia

Em relação a organização das eleições, o órgão disse que o atual governo venezuelano aplicou "seu esquema repressivo" para "distorcer completamente o resultado eleitoral".

As eleições presidenciais da Venezuela aconteceram no último domingo (28). Na madrugada da segunda (29), o CNE declarou Maduro vencedor com 51,2% dos votos. A oposição, apresentada por Edmundo González, ficou com 44% dos votos. Porém, o número foi anunciado com 80% das urnas apuradas.

A oposição alega que o resultado foi fraudado. Também após o anúncio, a líder Maria Corina Machado disse em entrevista coletiva que foi González quem ganhou as eleições.

Leia também: Eleições 2024: em São Paulo, Nunes tem 20%, Datena, 19%, e Boulos, 19%, aponta Quaest

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira os principais pontos do Roda Viva com o apresentador Marcelo Tas

Deslizamentos de terra matam 107 pessoas na região sul da Índia

Mega-Sena pode pagar até R$ 100 milhões no sorteio desta terça (30)

Marcelo Tas não vê com bons olhos programas que tiram dinheiro do telespectador

“Tem muita bobagem sendo dita”, afirma Marcelo Tas sobre inteligência artificial