Os acidentes aéreos no Brasil já deixaram ao menos 50 óbitos até agosto de 2024. A informação, apurada pelo site da TV Cultura, foi obtida a partir dos dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Na tarde desta sexta (9), um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP).
A Prefeitura de Valinhos, cidade vizinha a de Vinhedo e que participa no resgate, informou em nota que não há sobreviventes no acidente. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também confirmou. Com isso, o número de óbitos em 2024 se torna o maior dos últimos 10 anos, com 111 vítimas.
Ainda segundo o Cenipa, foram 108 acidentes registrados neste ano até o momento. Desses, 27 foram fatais.
Leia mais: Avião que caiu em Vinhedo (SP) teve queda de quase 4 mil metros em um minuto
Em relação aos estados com maior número de casos, Mato Grosso aparece em primeiro, com 23 acidentes, e São Paulo em segundo, com 15 acidentes. Os números ainda não contabilizam o registro desta sexta-feira (9).
Abaixo, é possível ver o gráfico que apresenta um comparativo de acidentes registrados no Brasil no período de janeiro a julho nos últimos cinco anos. 2024 é o ano com o maior número de vítimas.
Quanto aos principais tipos de ocorrência, falha ou mau funcionamento do motor aparece em primeiro lugar das causas de acidentes neste ano. Veja:
Gráficos: Reprodução/Painel do Cenipa
Leia também: Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal para prefeito de SP
REDES SOCIAIS