Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

Morreu na manhã deste sábado (10) Tuíre Kayapó, que há mais de trinta anos lutava contra a construção da usina de Belo Monte e pelos direitos das populações indígenas. A notícia foi confirmada pela sobrinha de Tuíre, Oé Kayapó.

Leia mais: Ataque aéreo de Israel em escola de Gaza deixa cerca de 100 pessoas mortas

Tuíre tinha 54 anos e tratava um câncer no colo do útero, inclusive, meses atrás, foi criada uma vaquinha online para custear o tratamento.

A indígena se notabilizou em 1989, durante uma audiência em Altamira (PA) sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte. O então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz, fazia sua fala quando Tuíre se aproximou e colocou um facão no rosto do homem.

A imagem, captada por repórteres fotográficos que acompanhavam a audiência, virou um símbolo da resistência indígena contra o avanço de projetos econômicos que colocam em risco a preservação das florestas e do modo de vida tradicional dos povos originários.

Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 38 milhões no sorteio deste sábado (10)