Notícias

Lula conversa por telefone com presidente da Colômbia sobre a eleição na Venezuela

Os dois presidentes tentam encontrar uma “saída política” para o processo eleitoral no país vizinho


14/08/2024 20h34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falaram nesta quarta-feira (14), por telefone, sobre as eleições na Venezuela.

“Eu demorei porque estava num telefonema com a Colômbia para ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país. Por isso eu demorei”, disse o presidente Lula.

Leia mais: STF decide manter sigilo em investigações de acidentes aéreos

Inicialmente, estava prevista uma conversa com a presença do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, no entanto, ele decidiu não participar.

O Brasil, Colômbia e México divulgaram no início do mês uma nota conjunta em que pedem a divulgação das atas das eleições presidenciais na Venezuela.

A eleição na Venezuela foi concluída em 28 de julho. O resultado oficial, apresentado pelo Comitê Nacional Eleitoral (CNE), aponta vitória de Maduro por 51,2% dos votos. O CNE é ligado ao governo venezuelano.

No entanto, a oposição e autoridades estrangeiras apontam fraude e dizem que o vencedor foi o oposicionista Edmundo Gonzalez.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF decide manter sigilo em investigações de acidentes aéreos

Enem dos Concursos: veja quantidade de candidatos por bloco temático

PF cumpre mandado e apreende passaportes do senador Do Val em operação no ES

Moraes diz que seguiu procedimento normal no TSE: “Não há nada a esconder”

Maré vermelha: comércio de moluscos é proibida pelo governo de São Paulo