Nova edição do Concurso Público Nacional Unificado será avaliada pelo Governo Federal
Realização dependerá do tamanho fiscal do orçamento para o ano que vem
19/08/2024 11h38
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, afirmou na noite desse domingo (18) que a realização de uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em 2025 será avaliada pelo Governo Federal.
A decisão deve ser tomada apenas no fim do ano, já que dependerá do tamanho fiscal do orçamento do ano que vem para a abertura de novas vagas e da adesão de órgãos ao chamado "Enem dos Concursos".
Leia também: “Enem dos Concursos”: CNU teve percentual de abstenção acima de 50%, diz Esther Dweck
“Depende da quantidade de vagas, se justifica uma prova desse tipo, se os órgãos vão aderir. A nossa expectativa é que tenha uma adesão grande”, expõe. A declaração foi dada por Dweck em coletiva à imprensa, na qual apresentou um balanço da primeira edição.
O processo seletivo, que oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, foi realizado em todo o país no domingo (18). Ao todo, 2,14 milhões de cidadãos se inscreveram, no entanto, o percentual de abstenção ficou acima de 50%, o que já era esperado.
O CNU ocorreu sem a constatação de grandes interferências, com o registro de ocorrências em 0,2% dos locais de aplicação. Cerca de 500 candidatos (0,05% do total) foram eliminados por terem apresentado condutas proibidas pelo edital, entre elas, sair da sala carregando consigo o caderno de questões, o que era proibido.
REDES SOCIAIS