16 pessoas são presas após conflitos entre garimpeiros e policiais no interior do Amazonas
De acordo com a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá, os suspeitos estavam em posse de rojões e outros explosivos
22/08/2024 19h45
A polícia prendeu 16 pessoas após os intensos conflitos entre garimpeiros e policiais na cidade de Humaitá, interior do Amazonas, nesta quarta-feira (21).
De acordo com a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá, os suspeitos estavam em posse de rojões e outros explosivos. O delegado Torquato Mozer afirmou que o grupo foi levado ao DIP para prestar depoimentos.
Durante o confronto, um policial teve a perna machucada por explosivos e um jovem foi atingido por um disparo de arma de fogo. O estado de saúde deles não foi informado.
Leia também: Congresso promulga PEC que reduz recursos para candidatos negros
Preta Gil anuncia retomada de tratamento contra câncer
“O trabalho agora, com essas dezesseis pessoas detidas que estão sendo ouvidas dentro de um procedimento específico na unidade policial, é de identificação de quem são as pessoas que manipulam, quem são as pessoas que coordenaram essas atividades de vandalismo, de selvageria, que aconteceu aqui na cidade”, disse o delegado.
Essa foi mais uma fase da “Operação Prensa”, que começou na última segunda-feira (19) com o objetivo de combater o garimpo ilegal no sul do Amazonas. Segundo a PF, as ações contam com o apoio do Ibama e de outros órgãos federais. Em dois dias, 200 dragas de garimpo espalhadas pelo rio Madeira foram destruídas.
Em nota, a Polícia Federal informou que a operação deve continuar por cerca de 10 dias.
REDES SOCIAIS