O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou, com a Medalha Exército Brasileiro, três atletas brasileiros que participaram das Olimpíadas de Paris. A entrega foi feita durante a cerimônia do Dia do Soldado, realizada nesta quinta-feira (22), em Brasília.
Entre as personalidades homenageadas estava a judoca Beatriz Souza, que conquistou a medalha de ouro na competição. Lula também condecorou o judoca Guilherme Schmidt e à jogadora de vôlei de quadra Natália Araújo, a Natinha, que receberam medalhas de bronze na capital francesa.
"Nunca desistam, persistam. Sejam guerreiros e bravos. Os sonhos valem a pena", disse Beatriz em vídeo divulgado pelo presidente da República.
Os três participam do "Programa Atletas de Alto Rendimento", uma iniciativa do Ministério da Defesa a fim de incentivar o esporte no Brasil. Entre as condições, está o compromisso de estar apto a cumprir atividades militares.
Leia também: Governador do Tocantins é alvo de operação da PF que apura desvio de verba na distribuição de cestas básicas
Além da apresentação de soldados, armamentos e tanques de guerra, o evento ainda homenageou os cerca de 34 mil militares que trabalharam no resgate de mais de 70 mil pessoas e 10 mil animais no Rio Grande do Sul. O estado sofreu com fortes chuvas e enchentes que marcaram o primeiro semestre de 2024.
Na cerimônia, também estavam presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Defesa, José Múcio, ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal (STF) e autoridades civis e militares.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
REDES SOCIAIS