Provoca: Emanuel Aragão fala sobre afetos reprimidos com Marcelo Tas nesta terça-feira (27)
Edição com o psicoterapeuta vai ao ar na TV Cultura a partir das 22h
23/08/2024 15h28
Marcelo Tas conversa com o filósofo, escritor e psicoterapeuta Emanuel Aragão, que está lançando o livro "Dez Princípios Antes do Fim – Enunciado para Uma Vida Possível" nesta terça-feira (27).
Marido da atriz Maria Flor, com quem dividia o canal no YouTube Flor e Manu, onde falavam abertamente sobre a relação, ele explica o que é neurociência afetiva, fala da importância de reconhecer afetos, destaca o mal que o celular causa na vida das pessoas e mais. O programa vai ao ar na TV Cultura, às 22h.
Aragão começa a edição falando sobre a neurociência afetiva: “A neurociência afetiva estuda os afetos (...) qualquer coisa que te faça sentir”, esclarece.
Leia também: Raposo shopping promove feira de adoção de cães e gatos
No Provoca, ele ainda explica que a presença do celular na vida das pessoas, especialmente dos adolescentes, é um erro monstruoso. “É uma espécie de produção de vínculo, de conexão, mas ele não faz isso. Para fazer conexão a gente precisa ter toque e olho (...) você vai para lá em busca de uma conexão que não ocorre (...) ele promete entregar uma coisa que ele não entrega e produz uma outra situação de satisfação, digamos, assim, que não satisfaz aquilo que você foi buscar ou que causa uma posição compulsiva”, comenta.
Por fim, Aragão diz que tudo na vida tem a ver com amor: “Na nossa vida subjetiva é assim, eu quero ser melhor para ser amado, eu quero ser mais legal para ser amado. Chama o ideal do eu na psicanálise, quem eu tenho que ser para ser amado”, afirma.
Assista ao último programa com Erika Hilton:
Leia também: Pesquisadores de MG estão perto de produzir vacina contra mpox
REDES SOCIAIS