Provoca: psicanálise é coisa de rico? Emanuel Aragão responde
No programa, psicanalista falou sobre iniciativas para democratizar a prática
27/08/2024 22h30
No Provoca desta terça-feira (27), o apresentador Marcelo Tas recebe o filósofo, escritor e psicoterapeuta Emanuel Aragão.
Durante a entrevista, Aragão concorda que, apesar de haver tentativas de democratização da prática, a psicanálise ainda pode ser encarada como “coisa de rico”.
“De modo geral é [coisa de rico]. Acho que tem um monte de gente tentando fazer clínicas em outros modelos, clínicas sociais super interessantes, acessíveis de verdade, gratuitas e tal, tentando usar os paradigmas da psicanálise e não o dispositivo da psicanálise (...), mas, acho que na média, o que eu faço sim”, opina.
Para o psicanalista e psicoterapeuta, projetos como seu canal no YouTube 'Emanuel Aragão', são maneiras de deixar o acesso à psicanálise mais fácil.
“Penso que o YouTube é um jeito de viabilizar alguma coisa, a auto escrita é outro jeito… tem gente tentando romper esse negócio”, diz.
Leia também: CCXP24 anuncia participação de Vincent Martella e Gerry Conway
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Ator de 'Elite', André Lamoglia celebra atuação de brasileiros em produções internacionais
REDES SOCIAIS