Notícias

Opinião discute sobre o suicídio como um problema de saúde pública nesta sexta-feira (6)

Com apresentação de Rita Lisauskas, o programa vai ao ar a partir das 20h na TV Cultura


02/09/2024 15h55

A campanha do Setembro Amarelo busca, há mais de 10 anos, conscientizar os brasileiros sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. 

Leia também: Tinder no mercado: Legião Estrangeira fala sobre tendência na Europa nesta quarta-feira (4)

Como parte deste movimento, a TV Cultura exibe nesta sexta-feira (6) uma edição inédita do Opinião, a fim de discutir o problema do suicídio e o sofrimento que na maioria das vezes está atrelado ao ato. Com apresentação de Rita Lisauskas, o programa vai ao ar a partir das 20h. A edição também estará disponível pelo site da emissora e pelo app Cultura Play.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, mais pessoas morrem vítimas de suicídio do que de HIV, câncer de mama ou até de guerras e homicídios. Esse é um fenômeno complexo que pode afetar homens e mulheres de diferentes origens, culturas, classes sociais e idades.

Leia também: Em meio ao aumento de suicídio entre jovens no Brasil, peça “Querido Evan Hansen” propõe debate sobre o tema

Para falar sobre causas, prevenção e posvenção, que é o cuidado prestado aos enlutados por um suicídio de uma pessoa, a apresentadora conversa com o psiquiatra e pesquisador do Instituto Ame Sua Mente Gustavo Estanislau e a psicóloga e suicidologista Karina Okajima Fukumitsu. O programa também conta com a participação remota da diretora do Centro de Valorização da Vida (CVV) Karen Scavacini.

Assista à última edição do Opinião, exibida na sexta-feira (30):

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal britânico sobre naufrágio do Titanic é descoberto em armário após 112 anos

Tinder no mercado: Legião Estrangeira fala sobre tendência na Europa nesta quarta-feira (4)

Bolsa Família 2024: pagamentos de setembro começam no dia 18; veja o calendário do mês

São Paulo fecha 80 parques e unidades de conservação devido a risco de incêndio florestal

Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém suspensão do X no Brasil